Ensaio clínico ALL-HEART. O alopurinol não reduz os eventos cardiovasculares em doentes com cardiopatia isquémica

Ref: Presented at European Society of Cardiology Congress (ESC 2022), Barcelona, Espanha, 27 agosto 2022.

CONTEXTUALIZAÇÃO

O alopurinol é um tratamento de primeira linha na prevenção de agudizações de gota em doentes com história prévia de gota, apresentando efeitos na redução dos níveis de ácido úrico e potencialmente na redução do stress oxidativo.

Alguns ensaios clínicos observacionais e ensaios clínicos de pequena dimensão sugeriam que poderiam haver potenciais benefícios do alopurinol na redução de eventos cardiovasculares, principalmente em doentes com antecedentes de gota.
Ensaio clínico ALL-HEART. O alopurinol não reduz os eventos cardiovasculares em doentes com cardiopatia isquémica
Cardio4all

METODOLOGIA DO ESTUDO E RESULTADOS

No ensaio clínico ALL-HEART, foram incluídos 5.721 doentes com doença cardíaca isquémica, idade igual ou superior a 60 anos, taxa de filtração glomerular ≥ 30 ml/min/1.73m2 e sem história prévia de gota, que foram randomizados para tratamento com alopurinol ou tratamento habitual. No braço do alopurinol, nos doentes com taxa de filtração glomerular ≥ 60 ml/min/1.73m2 o alopurinol foi titulado até 600 mg (primeiro 100 mg diariamente durante 2 semanas, depois 300 mg diariamente durante duas semanas, e finalmente 600 mg diariamente), enquanto nos doentes com taxa de filtração glomerular 30-59 ml/min/1.73m2 o alopurinol foi titulado até 300 mg (primeiro 100 mg diariamente durante 2 semanas seguido por 300 mg diariamente).

Após um seguimento de quase 5 anos, este ensaio clínico teve resultados neutros não se observando redução do risco de eventos cardiovasculares com a utilização do alopurinol. Salienta-se também que aproximadamente 57% dos doentes no braço do alopurinol saíram do estudo durante o tempo de seguimento devido a pandemia por COVID.

Cardio4all

Mensagem para a prática clínica:

O tratamento com alopurinol não demonstrou reduzir o risco de eventos cardiovasculares pelo que não deve ser utilizado com esta indicação. Deve ser apenas utilizado para redução dos episódios de gota em doentes com episódios prévios.

Este estudo aguarda ainda publicação. Mais informação disponíveis em: aqui.

MAIS ARTIGOS

CARDIOLOGIA

Ensaio Clínico DELIVER – A Dapagliflozina reduz o risco de eventos cardiovasculares nos doentes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada

#eventoscardiovascular

15/11/2022

CARDIOLOGIA

Ensaio Clínico TIME – A cronoterapia na hipertensão arterial não reduz o risco de eventos cardiovasculares

#cronoterapia

#pressaoarterial

09/11/2022

CARDIOLOGIA

Ensaio Clínico SECURE – A simplificação da medicação crónica com a estratégia de “polypill” pode reduzir a taxa de eventos cardiovasculares

#aspirina

#eventoscardiovasculares

02/11/2022