Ensaio Clínico VITAL publicado no NEJM – A Suplementação de Vitamina D não diminuiu o risco de fraturas

Ref: LeBoff et al. “Supplemental Vitamin D and Incident Fractures in Midlife and Older Adults”. N Engl J Med 2022; 387:299-309DOI: 10.1056/NEJMoa2202106

CONTEXTUALIZAÇÃO

A utilização de suplementação de vitamina D tem sido recomendada para a prevenção do risco de fraturas (e por vezes com outras indicações), mas os resultados desta estratégia têm sido inconsistentes nos estudos realizados previamente.

Este mês o New England Journal of Medicine publica os resultados do grande ensaio clínico – VITAL – que foi analisar se a suplementação de vitamina D3 (versus placebo) pode reduzir o risco de fraturas ósseas.

Neste grande ensaio clínico foram incluídas 27.871 pessoas com mais de 50 anos, com e sem défice de vitamina D. Ao fim de um seguimento mediano de 5.3 anos observou-se que a suplementação de vitamina D não diminuiu o risco de fraturas (HR: 0.98; IC 95%: 0.89 to 1.08; P = 0.70) em nenhum subgrupo de doentes, mesmo naqueles que tinham défice de vitamina D.
Total Fractures
Vitamina D
Cardio4all

Mensagem para a prática clínica:

Em resumo, neste ensaio clínico, de dupla ocultação, não foi demonstrado que a suplementação de vitamina D reduza o risco de fraturas. De recordar ainda que em outros estudos recentemente publicados, também não foram observados benefícios da suplementação de vitamina D no risco de outro tipo de eventos, incluindo eventos cardiovasculares.

Conforme conclui o Editorial que acompanha este artigo, e que recomendamos a leitura, apesar de ser uma terapêutica muito prescrita, os dados do ensaio clínico VITAL (e de outros estudos) mostram que não está cientificamente demonstrada que a administração de suplementos de vitamina D possa trazer benefícios significativos na saúde da população, incluindo nas pessoas com défice de vitamina D.

Pode aceder à publicação completa aqui.

Pode aceder ao editorial aqui.

MAIS ARTIGOS

CARDIOLOGIA

Ensaio Clínico DELIVER – A Dapagliflozina reduz o risco de eventos cardiovasculares nos doentes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada

#eventoscardiovascular

15/11/2022

CARDIOLOGIA

Ensaio Clínico TIME – A cronoterapia na hipertensão arterial não reduz o risco de eventos cardiovasculares

#cronoterapia

#pressaoarterial

09/11/2022

CARDIOLOGIA

Ensaio Clínico SECURE – A simplificação da medicação crónica com a estratégia de “polypill” pode reduzir a taxa de eventos cardiovasculares

#aspirina

#eventoscardiovasculares

02/11/2022